sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Seguro obrigatório (DPVAT)

Percebo ainda que muitos motoristas não conhecem a finalidade do seguro obrigatório, apesar de ter que pagar todo ano junto com a primeira cota do IPVA do veículo, e muitas pessoas que poderiam ser beneficiadas por este seguro não sabem como podem dar entrada e muito menos onde. Este texto tem a finalidade de divulgar essa informação inclusive dando condições de acesso ao próprio site do DPVAT.

Passei por uma situação de uma pessoa muito querida que foi  atropelada por um veículo e na época precisou de tratamento hospitalar, e por eu trabalhar na área, tinha conhecimento de como dar entrada nesse seguro, mas conversando com diversos alunos em sala de aula inclusive os que ja estão renovando a CNH escuto alguns dizendo que nem sabem qual o propósito de todo ano pagarem e com certeza muitas pessoas por não terem a mínima idéia de como receber essas indenizações acabam deixando para lá.

TEXTO EXPLICATIVO DO PRÓPRIO SITE DO DPVAT.

O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito. Como o próprio nome diz, ele indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

Isso significa que o DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Observe que nessa definição não se enquadram trens, barcos, bicicletas e aeronaves. É por isso que acidentes envolvendo esses veículos não são indenizados pelo Seguro DPVAT.

O DPVAT, por ser um seguro destinado exclusivamente a danos pessoais, não prevê cobertura de danos materiais causados por colisão, roubo ou furto de veículos. Também não estão cobertos pelo DPVAT os acidentes ocorridos fora do território nacional e os veículos estrangeiros em circulação no Brasil estão sujeitos a contratação de um seguro específico para este fim, entre eles o seguro Carta Verde.

Em caso de acidente, as situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.

Você mesmo dá entrada nos pedidos de indenização e/ou de reembolso. O procedimento é simples, gratuito e não exige a contratação de intermediários. Basta juntar a documentação necessária.

Outro dado importante é que o Seguro DPVAT é obrigatório porque foi criado por lei, em 1974. Essa lei (Lei 6.194/74) determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o Seguro DPVAT. A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com a sua responsabilidade.

É por isso que pagar o Seguro DPVAT é mais do que uma obrigação. É um exercício de cidadania.

INDENIZAÇÕES E BENEFICIÁRIOS.

Conheça as situações cobertas pelo Seguro DPVAT, válidas para motoristas, passageiros e pedestres, seus respectivos valores de indenização ou reembolso e saiba quem pode solicitar a indenização:

INDENIZAÇÃO POR MORTE

Situação coberta: morte de motoristas, passageiros ou pedestres provocada por veículos automotores de via terrestre ou cargas transportadas por esses veículos, em atropelamentos, colisões e outros tipos de acidentes.
Valor da indenização: o valor da indenização é de R$ 13.500,00 por vítima

Beneficiários
: são os herdeiros da vítima.

De acordo com a Lei 11.482/07, para acidentes ocorridos a partir de 29.12.2006, o valor da indenização é dividido simultaneamente, em cotas iguais, entre o cônjuge ou companheiro (50%) e os herdeiros (50%). Conforme a quantidade de herdeiros, a cota é fracionada em partes iguais. Se o acidente ocorreu antes de 29.12.2006, o cônjuge ou companheiro recebe primeiro a indenização e, na falta destes, os filhos ou, nesta ordem, os pais, avós, irmãos, tios ou sobrinhos.

INDENIZAÇÃO POR INVALIDEZ PERMANENTE

Situação coberta: invalidez permanente total ou parcial decorrente de acidente envolvendo veículos automotores de via terrestre ou cargas transportadas por esses veículos.

Entende-se por INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL a perda ou redução, em caráter definitivo, das funções de um membro ou órgão, em decorrência de acidente provocado por veículo automotor. A impossibilidade de reabilitação deve ser atestada em laudo pericial.

Valor da indenização: o valor da indenização é de até R$ 13.500,00 por vítima. Variando conforme a gravidade das seqüelas e de acordo com a tabela do Seguro de Acidentes Pessoais.

Beneficiários: quem recebe a indenização por invalidez é a própria vítima do acidente.

REEMBOLSO DE DESPESAS MÉDICO-HOSPITALARES DAMS

Situação coberta: reembolso de despesas médico-hospitalares pagas por pessoa física ou jurídica pelo tratamento de lesões provocadas por veículos automotores ou por cargas transportadas por esses veículos.

Valor do reembolso: o valor do reembolso é de até R$ 2.700,00 por vítima, variando conforme a soma das despesas cobertas e comprovadas, aplicando-se os limites definidos nas tabelas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP.

Beneficiários: o beneficiário em casos de DAMS é a própria vítima.

Beneficiários menores

Menor de 16 anos: a indenização será paga ao representante legal (pai/mãe) ou ao tutor.

Menor entre 16 e 18 anos: a indenização será paga ao menor desde que assistido por representante legal (pai/mãe) ou tutor. Em caso de tutor, é necessária a apresentação de Alvará Judicial.

Para maiores informações clique aqui.

Carlos Rufato

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

AGRADECIMENTO.

Hoje não vou falar de trânsito, vou apenas agradecer ao Olavo, que publicou em seu blog uma indicação para o meu, com isso recebi várias visitas e alguns comentários. Então: Olavo, muito obrigado!

Estou todos os dias aprendendo algumas coisas em relação ao Blog, pois ainda é tudo muito novo, mas com calma, eu vou adicionar aqui os blogs que eu estou acompanhando, fazer algumas enquetes e interagir mais com os leitores.

A intenção deste blog é crescer, mas não para minha popularidade, mas sim para conscientização das pessoas em relaçao ao trânsito, pois todos nós, motoristas ou não, fazemos parte dele.

Gostaria que os leitores que aqui chegarem se sintam à vontade em perguntar, debater, discordar e sugerir temas para as próximas postagens!

Um abraço.

Carlos Rufato.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Medo de dirigir

Hoje exerço a função de dar aula para pessoas que não dirigem, algumas pessoas são habilitadas e não conseguem dirigir por algum  motivo, medo de dirigir, falta de confiança, fobia ou até algum tipo de trauma. Inclusive estava conversando com uma provável aluna e coloquei para ela que o passo mais importante é a própria pessoa querer realmente dirigir.

Sei que é um passo muito difícil de se tomar, até porque a maioria dessas pessoas não aceitam o próprio problema e principalmente não querem compartilhar com mais ninguém, principalmente com quem já dirige. Precisamos deixar bem claro que essa situação é temporaria e para mudar isso é só procurar um profissional que esteja preparado para ajudar e entender que muitas pessoas estão na mesma situação e que não é só com você.

Eu entendo que muitas pessoas não conseguem fazer várias coisas até que elas tentem e talvez é só isso que realmente diferencia um do outro, eu poderia relacionar várias coisas que não faço e que tenho muita vontade e aí coloco a pergunta: por que eu não faço? Muitas eu não tive a iniciativa de tentar.

Já trabalhei com vários alunos e a maioria deles estão dirigindo, mas é preciso que o aluno realmente se dedique ao processo e que tente colocar em prática tudo que é falado nas aulas, se o aluno não fizer isso aí sim ele talvez não consiga.

Tive um caso de uma aluna que já tinha carta há alguns anos e por alguns motivos não dirigia, o que a maioria acha que é medo, na verdade é insegurança. E no caso dela não tinha o incentivo necessário de pessoas  próximas à ela, essa aluna já tinha passado em algumas autoescolas e não sentiu confiança para poder fazer as aulas.

Na própria autoescola em que eu trabalhava na época ela já tinha passado e como achou que quem atendeu estava mais disposto a outras coisas do que realmente ajudá-la, praticamente quase desistiu da idéia. Foi quando nos conhecemos por um acaso e resolvemos começar as aulas, e lembro bem que ela comentou que a minha preocupação em saber exatamente qual eram suas dificuldades antes de tentar fazê-la movimentar o carro, foi  o que mais fez com que ela adquirisse essa confiança para continuar com as aulas.

Eu me lembro que ela não tinha segurança nenhuma no começo e quase tudo parecia muito difícil, é lógico que é um trabalho de paciência para ambos e principalmente o aluno precisa entender que não é da noite para o dia que tudo muda. Foram feitas alguma aulas com a intenção de fazer apenas o trabalho de contato com o veículo e toda parte de voltar a controlar o carro.

Depois sim as aulas são voltadas para problemas específicos do alunos e outros que vamos  detectando no longo das aulas, muito comum para quem está tentando voltar a dirigir não ter noção de espaço que acaba criando insegurança principalmente para manobras, e lógico o que, acaba fazendo com que a pessoa encontre a primeira barreira, tirar o carro da garegem.

Fazendo treinos específicos vamos dando a solução dos problemas encontrados e o resultado é muito gostoso, o aluno voltando a dirigir, satisfeito com todas as pespectivas que se abrem a sua frente. Quero deixar bem claro que o trabalho do instrutor é muito importante, mas que sem a determinação do aluno em voltar a dirigir nada acontece e pode ter certeza essa aluna que acabei de comentar  acima tinha toda vontade do mundo e por várias vezes cruzei com ela no trânsito dirigindo para todo lado.

O que todos conhecem como medo de dirigir é na verdade (na maioria dos casos) muito mais fácil de resolver e é um problema que acaba atrapalhando uma pessoas e várias situações, a melhor maneira de começar a resolver esse problema é assumi-lo e procurar ajuda necessária.

Carlos Rufato

sábado, 23 de janeiro de 2010

Tragédia chamada Trânsito.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1188390-7823-VEJA+AS+CINCO+PRINCIPAIS+CAUSAS+DOS+ACIDENTES+DE+TRANSITO,00.html

Esse video não tem cenas fortes.

No início do ano, as chuvas em Angra dos Reis, no estado do Rio, mataram 52 pessoas, uma tragédia que comoveu o país. Mas existe outra tragédia, que parece invisível, mas que mata o dobro de brasileiros a cada dia. São pelo menos cem pessoas que morrem diariamente nas vias brasileiras. Não quero aqui decidir qual dessas tragédias tem maior gravidade, só que a tragédia do trânsito não é divulgada como tantas outras que acontecem nesse país, mas como qualquer outra está tirando a vida de muitos brasileiros e destruindo muitas famílias.

Nessa reportagem é colocado os cinco principais motivos de acidentes.

Álcool

Cansaço

Desrespeito à sinalização e imprudência

Excesso de velocidade

Impunidade e falta de fiscalização

O que é preciso fazer para conseguir sensibilizar as pessoas para essa tragédia que tira tantas vidas todos os dias?

O que mais me preocupa é que mesmo falando e mostrando parte do que acontece no trânsito brasileiro as pessoas não estão dispostas a mudar o comportamento, eu trabalho como instrutor teórico e tenho oportunidade de conversar com pessoas que estão tirando sua primeira habilitação e com pessoas que estão renovando.

A falta de interesse dessas pessoas em tudo que é falado em sala de aula é impressionante, principalmente em salas de primeira habilitação, estão mais preocupados em dormir na sala ou quem sabe programar como vão usar sua carta nas baladas e festas. E usam qualquer desculpa para continuar errando, sem se importar no que pode acontecer.

Outro fator que é preocupante é percebido em aulas de renovação de C.N.H, vários motoristas que já tem alguns anos de carta, não conhecem a maioria de regras que são necessárias para uma condução segura e de melhor qualidade, e chega ao ponto de alguns não conhecerem nem placas de trânsito que são vistas com muita frenquência nas vias.

r-6a   Eu perguntei numa sala de renovação o nome dessa placa, e um aluno me disse que era proibido estacionar, até aí tudo bem.

Nome correto da placa: Proibido estacionar.

Explicação da placa: Ela indica que é proibido estacionar, nesse caso o motorista pode efetuar uma parada breve apenas para embarque e desembarque de passageiros. Não sendo permitido nesse caso carga e descarga.

r-6c   O mesmo aluno me disse que essa placa já pode estacionar por que uma tarja anula a outra. E ainda fez o comentário que a explicação dessa placa é que na verdade é proibido proibir estacionar.

Nome correto da placa: Proibido parar e estacionar.

Explicação da placa: Nesse caso proibe o motorista parar ainda que por pouco tempo, mesmo em operações de embarque e desembarque.

Espero que no futuro isso mude e que as pessoas que comandam o trânsito entendam que a educação vai conseguir melhores resultados do que qualquer outra punição.

Faço um pedido aqui, que qualquer pessoa que visitar esse blog e gostar faça a divulgação, não por mim e sim pelo propósito do assunto, muito obrigado.

Carlos Rufato

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Começando o Ano. “Crianças sem segurança no carro”

Esse texto foi escrito por um Pai que não tinha noção que podia estar errado no conceito segurança, nem sempre os braços do pai é  o lugar mais seguro, não quando se está no banco da frente de um carro e sem estar usando o cinto de segurança.

Estou cansando de ver essa postura errada em muitos carros, crianças que são transportadas fora da cadeirinha ou sem cinto, o que mais me impressiona é que precisamos criar leis para convencermos marmanjos do que é mais seguro para ele e sua família. Até que ponto um pai e uma mãe não conseguem ver o perigo que eles estão colocandos seus filhos?

Até que ponto ceder à manha de uma criança é o correto, até onde estamos dispostos chegar para descobrirmos o perigo que nossas crianças estão correndo, vale a pena chegar até o ponto em que não podemos voltar mais, e que se arrepender vai ser sua única alternativa?

Perdão filho

Pais e mais pais se orgulham-se de ter dado a vida a um filho.

Maria e eu também.

De você Marcelo, recebemos só alegria.

Quando nem a caminho você estava, já ficavámos satisfeitos antevendo o dia em que você chegaria.

Quase chorei de alegria quando Maria me informou que estáva grávida!

Era você a caminho, nove meses depois você chegou, feioso nos primeiros dias de nascido, tornando-se aos poucos a própria encarnação de um anjo.

Marcelo é só alegria.

Os primeiros banhos, Maria um tanto sem jeito e eu ajudando.

Aquele sorrizinho de anjo, as visitas ao pediatra, mas Marcelo era só alegria.

Os primeiros brinquedos, os primeiros passos, as primeiras palavras, enroladas é verdade, mas Marcelo é só alegria.

Foi no dia do seu 2º aniversário que aquilo aconteceu.

Logo cedo, felizes, Maria, você e eu a caminho da casa do vovó para a festinha de aniversário, Maria dirigia, eu com você  no colo, sentava-me ao lado dela.

Nos meus braços ("o lugar mais seguro para um filho"), você feliz também estava, tudo via, tudo ouvia,

Marcelo é só felicidade,

De repente, aquele veículo que saia de uma estrada de terra, cortou-nos a frente, Maria, para não bater, saiu fora da pista e foi chocar-se contra o barranco.

Maria atirada contra o volante, eu contra o painel e você Marcelo estava no meu colo.

Eu ainda tentei me firmar para não machucá-lo, mas a força do impacto foi forte demais e fui jogado contra o painel, você Marcelo estava entre eu e o painel.

Lembro-me como se estivesse acontecendo agora, seu corpo de anjo sendo esmagado pelo meu e ao mesmo tempo me salvando a vida, os estalos dos seus ossinhos se quebrando.

Lembro do quase ruído que seu corpinho emitiu ao ser esmagado pelo meu corpo contra o painel.

Marcelo é só tristeza.

Você morreu Marcelo, sua mãe e eu fomos hospitalizados em estado grave e um mês depois saímos do hospital.

Marcelo é só tristeza.

O sentimento de culpa me persegue sempre, nosso casamento acabou e a perseguição continua.

Marcelo é só tristeza,

Hoje você estaria fazendo cinco anos, sinto como se não tivesse partido, depois a realidade...

Marcelo é só tristeza.

Do fundo do negro poço em que estou há três anos, parei para refletir e tomei a iniciativa de escrever esta carta, que nem sei se terei coragem para mostrar à alguém. E me pergunto, porquê Marcelo é só tristeza?

Assistindo a um filme  na firma em que trabalho sobre o uso do cinto de segurança, encontrei a resposta.

Eu e Maria nunca usávamos o cinto de segurança.

O mesmo cinto que vem no carro quando o tiramos novo da concessionária.

O mesmo cinto que todos dizem ser CARETICE usar.

O mesmo cinto que poderia ter salvo a sua vida, pois a minha você salvou.

De uma coisa eu tenho certeza, se Maria e eu estivéssemos com cinto de segurança, você, Marcelo que hoje é só tristeza, ainda seria Marcelo só alegria.

Marcelo, Marcelo, Marcelo, sua vida por um cinto.

Você poderia estar na cadeirinha no banco de trás, Marcelo.

O papai poderia estar usando o cinto de segurança, e Marcelo hoje seria só alegria,

Vou para de escrever para não enlouquecer e finalizo,

Pelo amor de Deus me perdoe filho,

Pelo amor de Deus me perdoe Maria,

Pelo amor de Deus usem cinto de segurança e coloquem as crianças no banco traseiro,

                                                            Ass: Um Pai

Esse texto está na forma original e sem nenhuma modificação para não perder a realidade do sentimento desse homem.

Carlos Rufato