sexta-feira, 23 de julho de 2010

Direção Defensiva.

Todos os condutores deveriam ter noções de como dirigir defensivamente e dessa maneira evitar muitos acidentes. O coneceito da direção defensiva consiste em conduzir o veículo com a postura de sempre evitar acidentes independente das outras pessoas ou situações que possam ser encontradas.

Os principais motivos que levam o condutor à um acidente são,  Imprudência onde a pessoa se expõe a riscos desnecessariaments, e ness caso temos muitos exemplos, desrespeito a sinalização, velocidade alta, não respeitar farol vermelho e por aí vai.

Negligência que é quando o condutor age com descaso, displicência, situações que ele até sabai o que tinha que fazer mas não o faz, e podemos usar até a falta de cinto de segurança e nesse caso posso classificar nas duas situações.

Impericia que nesse caso seria a falta de prática ou de conhecimento, podemos entender que os novos condutores sofrem mais com esse problema, até pelo treinamento que recebem para tirar a habilitação.

Se a maioria dos condutores tivessem noções e praticassem direção defensiva, grande parte dos acidentes seriam evitados, e podemos dizer que até em alguns momentos existe uma postura defensiva mas não é o bastante.

Conversando com alguns alunos nos curso para renovação da CNH, faço uma pergunta que mostra exatamente isso. Faço a seguinte pergunta: Numa avenida tarde da noite ou de madrugada ao cruzar com outra avenida, existe um semaforo e que está verde, quem passária esse farol direto?

A resposta é sempre a mesma, o pessoal fala que não passariam com medo de alguém passar no vermelho por causa do horário. Podemos concluir que essa é uma postura defensiva, por que apesar do farol estar dandoa preferência, a pessoa prefere diminuir ou até parar tentando evitar um acidente.

O que não entendo é por que não ter essa mesama postura em outros momentos tão perigosos, em muitos casos eles preferem arriscar e fazer o que toddos sabem que é errado, e muitas vezes escutamos a frase que acidentes só acontecerm com os outros, comigo não.

Será que as pessoas que sofreram acidentes também não pensavam assim?

Para que o condutor possa realmente ter melhores condições é necessário ter conhecimento das leis e regras de trânsito, mas é fundamental que ele possa sempre por em prática atitude que sempre vise evitar os acidentes e assim proteger todas as VIDAS EM TRÂNSITO.