sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Agressão no trânsito

Cidadania é o exercicio pelo cidadão, dos direitos e deveres que lhe são outorgados pelo Estado e pela Sociedade.

Até que ponto chega uma pessoa?  O que vocês vão ver neste video é uma reportagem do fantástico de dezembro de 2008 e o que algumas pessoas não imaginam que possa acontecer é uma realidade do trânsito.

Não sabemos quem vamos encontrar no caminho, que tipo de ser humano é aquela pessoa que está em  outro veículo, quem é aquele pedestre que está atravessando. Temos a idéia que todo mundo vai agir do jeito que achamos ser o correto.

Nessa reportagem mostra exatamente até onde uma pessoa pode chegar, vamos ver duas agressões no trânsito onde pessoas poderiam ter saído machucadas ou até pior que isso. Vamos ver também que o ser humano tem um sério problema em assumir erros, mesmo quando são flagrados por uma câmera. Alguns vivem num mundo em que todo mundo é errado menos eles, não importa qual seja a besteira que faça, ele já tem um culpado e claro que sempre será  outra pessoa.

O que percebo no trânsito é que algumas pessoas acham que são onipotentes, e que por estarem conduzindo um veículo podem tudo, até mesmo desrespeitar outras pessoas e nem se preocupam se são crianças, idosos ou como vamos ver no video até uma mulher grávida.

O trânsito é cheio de preconceitos, com mulheres, com idosos, com jovens ou qualquer outra situação que alguém possa achar que é motivo suficiente para usar como desculpa para um erro, não acho que se pode medir a capacidade de alguém pelo sexo, pela idade ou até pela cor da pele. A falta de educação ou desrespeito pelo próximo acaba causando muitos sofrimentos e até acidentes onde pessoas se machucam muito e muitos perdem a vida desnecessariamente.

Gostaria que cada pessoa pensasse a maneira que gostaria de ser tratado no trânsito e colocasse isso em prática com os outros, que colocassem sempre a segurança das pessoas em primeiro lugar e da mesma maneira que concordam em dar o lugar num assento para uma pessoa de idade ou qualquer outra pessoa, que colocassem isso em prática tambem no trânsito, uma pouco de bom senso, de educação  ou até de amor ao próximo.

Nenhum comentário: