sábado, 23 de janeiro de 2010

Tragédia chamada Trânsito.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1188390-7823-VEJA+AS+CINCO+PRINCIPAIS+CAUSAS+DOS+ACIDENTES+DE+TRANSITO,00.html

Esse video não tem cenas fortes.

No início do ano, as chuvas em Angra dos Reis, no estado do Rio, mataram 52 pessoas, uma tragédia que comoveu o país. Mas existe outra tragédia, que parece invisível, mas que mata o dobro de brasileiros a cada dia. São pelo menos cem pessoas que morrem diariamente nas vias brasileiras. Não quero aqui decidir qual dessas tragédias tem maior gravidade, só que a tragédia do trânsito não é divulgada como tantas outras que acontecem nesse país, mas como qualquer outra está tirando a vida de muitos brasileiros e destruindo muitas famílias.

Nessa reportagem é colocado os cinco principais motivos de acidentes.

Álcool

Cansaço

Desrespeito à sinalização e imprudência

Excesso de velocidade

Impunidade e falta de fiscalização

O que é preciso fazer para conseguir sensibilizar as pessoas para essa tragédia que tira tantas vidas todos os dias?

O que mais me preocupa é que mesmo falando e mostrando parte do que acontece no trânsito brasileiro as pessoas não estão dispostas a mudar o comportamento, eu trabalho como instrutor teórico e tenho oportunidade de conversar com pessoas que estão tirando sua primeira habilitação e com pessoas que estão renovando.

A falta de interesse dessas pessoas em tudo que é falado em sala de aula é impressionante, principalmente em salas de primeira habilitação, estão mais preocupados em dormir na sala ou quem sabe programar como vão usar sua carta nas baladas e festas. E usam qualquer desculpa para continuar errando, sem se importar no que pode acontecer.

Outro fator que é preocupante é percebido em aulas de renovação de C.N.H, vários motoristas que já tem alguns anos de carta, não conhecem a maioria de regras que são necessárias para uma condução segura e de melhor qualidade, e chega ao ponto de alguns não conhecerem nem placas de trânsito que são vistas com muita frenquência nas vias.

r-6a   Eu perguntei numa sala de renovação o nome dessa placa, e um aluno me disse que era proibido estacionar, até aí tudo bem.

Nome correto da placa: Proibido estacionar.

Explicação da placa: Ela indica que é proibido estacionar, nesse caso o motorista pode efetuar uma parada breve apenas para embarque e desembarque de passageiros. Não sendo permitido nesse caso carga e descarga.

r-6c   O mesmo aluno me disse que essa placa já pode estacionar por que uma tarja anula a outra. E ainda fez o comentário que a explicação dessa placa é que na verdade é proibido proibir estacionar.

Nome correto da placa: Proibido parar e estacionar.

Explicação da placa: Nesse caso proibe o motorista parar ainda que por pouco tempo, mesmo em operações de embarque e desembarque.

Espero que no futuro isso mude e que as pessoas que comandam o trânsito entendam que a educação vai conseguir melhores resultados do que qualquer outra punição.

Faço um pedido aqui, que qualquer pessoa que visitar esse blog e gostar faça a divulgação, não por mim e sim pelo propósito do assunto, muito obrigado.

Carlos Rufato

3 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Chegando aqui através do blog do Olavo.

Impressionante a estatistica de mortes no trânsito.
Está faltando mais consciêntização, educação no trânsito.

beijooo.

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Oi Carlos,
Eu vim aqui hoje porque o Olavo indicou, mas eu já conheço desde que você começou a escrever porque sigo o blog da sua esposa Sheila. Ela nos avisou do seu blog. Quero parabenizá-lo pela bonita iniciativa de nos ensinar e melhor, conscientizar sobre o trânsito e como sermos melhores nele.
Um grande abraço
Márcia

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

hahahaha...Carlos eu acho que comentamos ao mesmo tempo... Muito obrigada pela visita ao meu bloguinho e pelo convite... eu já vim e já me coloquei como seguidora porque embora aqui o trânsito seja bem mais tranquilo, é bom a gente saber como está sendo por ai. Meu esposo leu seus posts junto comigo e também está te mandando um abraço e parabéns...Meu esposo nao tem blog, mas pediu para avisá-lo que ó seu já foi pro favoritos dele.
Abraços
Márcia e Adão