segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aulas noturnas, será esse mesmo o problema?

Nova lei de trânsito estipula que aulas noturnas serão obrigatórias.


Os candidatos a uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir de agora terão uma obrigação a mais: fazer aulas de direção no período noturno. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira, 12, a Resolução 347/2010 que determina que 20% das aulas práticas nas auto-escolas sejam realizadas a noite.
A lei passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira, 17, e determina que as aulas noturnas sejam incorporadas as horas/aula já existentes. Ou seja, das 20 horas/aula exigidas para a obtenção da habilitação, quatro tem que ser realizadas à noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão três horas/aula das 15 exigidas.
Para o instrutor Herivelton da Silva Freitas, a rotina das auto-escolas de João Monlevade não deve mudar muito e os preços das aulas devem permanecer os mesmos, independente da nova regra. "A rotina das auto-escolas deverá permanecer a mesma. Já trabalhei em diversas escolas aqui e na região e aulas noturnas são muito comuns. Os alunos monlevadenses já estão preparados para cumprir essa nova lei", comentou.
Segundo a nova resolução, a comprovação da realização de parte da prática de direção veicular à noite será realizada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados. De acordo com o Denatran, cabe também aos órgãos estaduais estipular se haverá ou não horário específico para a realização das aulas à noite ou se o Estado seguirá o definido pela norma que determina o período noturno como aquele entre o pôr do sol e nascer do sol.
Opiniões
Como toda nova lei, essa também gera controvérsias. Alguns alunos reclamam que durante o horário será difícil conseguir fazer aulas por causa dos compromissos. "Acho a lei até bacana, mas não sou a favor da obrigatoriedade. Estudo a noite e não tenho tempo para fazer aulas nesse horário e ficarei prejudicado", afirma o candidato a uma habilitação, Ademilson Silva, 18.
Para a instrutora de direção Claudene Monteiro, as condições à noite são muito diferentes. "É uma oportunidade para o aluno aprender na prática quando usar o farol baixo, o alto, além de ter mais noção de reflexos", ressalta. Ela também afirma que a maioria dos alunos parece estar de acordo com a mudança.
A estudante Rosângela Rodrigues, 25, comenta que esta será uma grande oportunidade. "Todo tipo de aprendizado é válido. Com as aulas à noite aprendemos a mexer em todos os equipamentos do carro e isto é muito bom".

 

Gostária de saber que é que vai se preocupar com a segurança de carros que vão ter que rodar à noite e para a execução das aulas é preciso capturar digital as autos escolas vão ter que ficar abertas até o final do horário que parece que vai até as 23:30hs, acho que o aluno tem sim que treinar no período noturno desde que ele tenha dificuldade e ache nescessário.

Acho que temos pontos mais importantes para preocupação do que propriamente esse fator de fazer aula ou não à noite, quem sabe se a maioria das aulas fossem levadas mais a sério e não se limitassem tanto ao que é exigido no exame teriamos melhores condutores, estamos cansados de ver alunos que saem das auto escolas sem nem saber colocar uma terceira marcha ou fazer uma redução e por aí vai.

Se o aluno realmente aprendesse a dirigir um veículo da maneira como vai ser preciso no dia à dia, não importaria muito se a aula seria de dia ou de noite, que ele estária preparado, e só quando necessário faria aula à noite, infelizmente muita gente se preocupa com problemas que não resolvem a deficiência dos alunos e não vão realmente no ponto.

Carlos Rufato.

Nenhum comentário: