terça-feira, 8 de junho de 2010

Qual a importância do trânsito para as pessoas?

Será que as pessoas se dão conta realmente da importância do trânsito para a vida delas? Acho que não, se entendessem o quanto é importante não fariam tantas imprudências que acabam tirando tantas vidas.

No nosso mundo moderno precisamos nos locomover cada vez mais rápidose com maiores distâncias e com isso estamos esquecendo de um fator primordial que é a segurança. Nossos veículos estão cada vez mais seguros, pelo menos é o que dizem os fabricantes. E os nossos condutores acompanharam?

O que vemos é cada vez mais  motoristas mal preparados que saem das auto escolas  sem condições de fazer parte desse trânsito, e quando tem um melhor preparo na parte prática não estão psicologicamente preparados para tal responsabilidade e acabam se perdendo e provocando resultados trágicos.

Quando estou dando aulas no curso para quem está tirando primeira habilitação, percebo que alguns chegam com a mesma mentalidade, acham que tirar a carta é só para poder ir para as baladas ou outras diversões. Alguns acham que saber dirigir é só por o carro em movimento, percebemos que só descobrem a verdade nos momentos mais cruciais e tarde para evitar acidentes.

Um bom exemplo disso e a maneira que as pessoas reagem à uma situação de  ultima hora e acabam no suto pisando no freio de maneira brusca e assim diminuindo a chance real de parar o carro. Mas como uma pessoa pode ter o reflexo certo se não aprendeu ou treinou o que é certo? Quantas horas realmente é preciso para formar um condutor?

Uma pessoa precisa estudar anos para conseguir falar fluentemente qualquer outro idioma, ou quem sabe meses para poder aprender a mexer num computador, mas dirigir eles acham que com menos de vinte horas é o suficiente, já que cada aula é de no máximo de cinquenta minutos cada.

Qualquer lei que seja criada para melhorar o trânsito já começa em desvantagem, já que os condutores não estão preparados para respeitar essas mesmas leis ou nem tomam consciência que elas existem. Vejo muitos motoristas reclamarem das condições de vias, da falta de sinalização e coisas assim. Como reclamar da falta de sinalização se a primeira coisa que fazemos é desrespeitá-las.

Não respeitamos  velocidade, semáforos ou qualquer regra de preferência e assim vamos contra a qualquer norma de segurança. O pior de tudo isso é que quando o acidente acontece o culpado é sempre o outro, os motoristas nunca erram ou fazem coisas erradas, pelo menos na cabeça deles.

Costumo comentar uma coisa com meus alunos, será que todo dia os motoristas conseguem dirigir com a mesma qualidade? Então porque querem sempre todos os dias andar na mesma velocidade?  Conduza seu veículo de acordo com as condições que encontra no seu caminho e com as suas condições.

E se não tem tanta prática não se coloque em condições que não está preparado, eu acho que a educação e o respeito ao próximo talvez seja a melhor saída para um trânsito mais seguro.

Carlos Rufato

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo quando vc diz que alunos não saem preparados das auto-escolas, não respeitam as leis de transito e pedetres enfim uma serie de coisas. Não seria hora de eu e vc juntamos ideias e envia-las ao DIRETRAN, CONTRAN, DENATRAN,DETRANS E AFINS para que as leis sejam modificadas e adotadas medidas em relação as Auto-Escolas e Instrutores e que fossem também aumentada as horas de aprendizazem do aluno? AMIGO PENSO COMO VC mais infelizmente nossas Auto-Escolas nÃO são fiscalizadas ou seja esta todo mundo fazendo vista grossa para um problema que é bem sério VIDAS