segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aulas noturnas, será esse mesmo o problema?

Nova lei de trânsito estipula que aulas noturnas serão obrigatórias.


Os candidatos a uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir de agora terão uma obrigação a mais: fazer aulas de direção no período noturno. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira, 12, a Resolução 347/2010 que determina que 20% das aulas práticas nas auto-escolas sejam realizadas a noite.
A lei passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira, 17, e determina que as aulas noturnas sejam incorporadas as horas/aula já existentes. Ou seja, das 20 horas/aula exigidas para a obtenção da habilitação, quatro tem que ser realizadas à noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão três horas/aula das 15 exigidas.
Para o instrutor Herivelton da Silva Freitas, a rotina das auto-escolas de João Monlevade não deve mudar muito e os preços das aulas devem permanecer os mesmos, independente da nova regra. "A rotina das auto-escolas deverá permanecer a mesma. Já trabalhei em diversas escolas aqui e na região e aulas noturnas são muito comuns. Os alunos monlevadenses já estão preparados para cumprir essa nova lei", comentou.
Segundo a nova resolução, a comprovação da realização de parte da prática de direção veicular à noite será realizada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados. De acordo com o Denatran, cabe também aos órgãos estaduais estipular se haverá ou não horário específico para a realização das aulas à noite ou se o Estado seguirá o definido pela norma que determina o período noturno como aquele entre o pôr do sol e nascer do sol.
Opiniões
Como toda nova lei, essa também gera controvérsias. Alguns alunos reclamam que durante o horário será difícil conseguir fazer aulas por causa dos compromissos. "Acho a lei até bacana, mas não sou a favor da obrigatoriedade. Estudo a noite e não tenho tempo para fazer aulas nesse horário e ficarei prejudicado", afirma o candidato a uma habilitação, Ademilson Silva, 18.
Para a instrutora de direção Claudene Monteiro, as condições à noite são muito diferentes. "É uma oportunidade para o aluno aprender na prática quando usar o farol baixo, o alto, além de ter mais noção de reflexos", ressalta. Ela também afirma que a maioria dos alunos parece estar de acordo com a mudança.
A estudante Rosângela Rodrigues, 25, comenta que esta será uma grande oportunidade. "Todo tipo de aprendizado é válido. Com as aulas à noite aprendemos a mexer em todos os equipamentos do carro e isto é muito bom".

 

Gostária de saber que é que vai se preocupar com a segurança de carros que vão ter que rodar à noite e para a execução das aulas é preciso capturar digital as autos escolas vão ter que ficar abertas até o final do horário que parece que vai até as 23:30hs, acho que o aluno tem sim que treinar no período noturno desde que ele tenha dificuldade e ache nescessário.

Acho que temos pontos mais importantes para preocupação do que propriamente esse fator de fazer aula ou não à noite, quem sabe se a maioria das aulas fossem levadas mais a sério e não se limitassem tanto ao que é exigido no exame teriamos melhores condutores, estamos cansados de ver alunos que saem das auto escolas sem nem saber colocar uma terceira marcha ou fazer uma redução e por aí vai.

Se o aluno realmente aprendesse a dirigir um veículo da maneira como vai ser preciso no dia à dia, não importaria muito se a aula seria de dia ou de noite, que ele estária preparado, e só quando necessário faria aula à noite, infelizmente muita gente se preocupa com problemas que não resolvem a deficiência dos alunos e não vão realmente no ponto.

Carlos Rufato.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mãe

Nunca encontrei alguém que te igualasse

No tesouro de afeto e de carinho.

Ah!…. quanto me atrasei para encontrar-te,

Anjo renovador do meu caminho!…

 

Um dia, retirei-me de teus braços,

A ver, lá fora, o que eu não conhecia…

Palmas, salões, tertúlias e troféus,

Destaques e grinaldas de alegria…

 

Flor de emoção em versos juvenis,

No sonho de atingir a vida, a dois,

Parecia que as festas me adornavam

Para as desilusões que viriam depois.

 

Mas quando os desenganos me buscaram,

Em forma de amargura, abandono e mudança,

Lembrava-se de ti, a servir na humildade,

E erguia-me, de novo, ao calor da esperança.

 

Hoje, torno a buscar-te, Mãe Querida,

Na luz de teu amor, alto e profundo…

Dá-me de tua paz… Em ti encontro

O próprio coração de Deus no mundo!…

                     Maria Dolores

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Minha Mãe já está com o papai do céu…

Mãe

Presença que marca a vida da gente,

Nas horas boas e nas horas ruins,

Chora e ri, nos ama e ensina,

Protege e nos cobra, agente não se arrepende.

Na cabeça uma certeza, ela sempre está lá.

Nós caímos e levantamos, nós vivemos,

Os anos passam, coisas acontecem,

Desafios nos chegam, lições aprendidas.

E quando não conseguimos é pra Ela que corremos.

No coração a bondade, na cabeça a obrigação,

De criar e ensinar a lição da vida.

Ensinar a verdade, ensinar o correto,

A ser bom de coração.

No meu peito por você, um sentimento.

Na minha alma a tranqüilidade.

No meu olhar sua linda imagem.

Na cabeça o amor e a amizade.

No meu coração uma enorme saudade.

Quando ela partiu eu escrevi essas palavras tentando mostrar o que sentia no momento, agora coloco aqui para mostrar que não só no dia das mães, mas em todos os dias ela continua fazendo faltal

Carlos Rufato